O sucesso do III Biálogo em João Pessoa



O terceiro ano do evento sobre bissexualidade que virou tradição da comunidade LGBT de João Pesssoa, aconteceu no dia 02 de outubro no auditório da Funjope. O III Biálogo contou com a presença de diversos movimentos sociais, membros do governo, municipal e estadual, além da importante participação de vários profissionais da rede de saúde pública de João Pessoa.

 O evento teve início com uma apresentação e falas de movimentos sociais e gestão pública que estavam apoiando a realização da roda de diálogo sobre bissexualidade. Como palestrante esteve o Coordenador Roberto Maia da Coordenadoria Municipal de Promoção a Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa que abordou diversos assuntos sobre as relações bissexuais e a banalização do termo bissexualidade. A coordenadora do Centro de Referência dos Direitos de LGBT e combate à homofobia da Paraíba Espaço LGBT, Angela Chaves, falou sobre o atendimento aos bissexuais e os casos de bifobia registradas pelo disque 100 na Paraíba.

Os dados de Angela mostraram que os bissexuais sofrem um acúmulo de discriminações, sofrendo com a homofobia e também com a bifobia. A roda de diálogo que dá nome ao evento abriu um debate sobre os diversos preconceitos que as pessoas bissexuais vem sofrendo durante vários anos, além disso, outros temas que não tinham conexão direta com a bissexualidade, mas faziam parte do contexto LGBT também foram discutidos como não-binarismo,  transexualidade, pansexualidade e relações homoafetivas na rede pública de saúde.

 O Biálogo teve como apoio o Levante Popular da Juventude, o Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (NEP), o Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial. A empresa Embed Marketing também esteve apoiando o evento, somando assim, poder público, movimentos sociais e empresas privadas em um diálogo sobre bissexualidade. Que venha o quarto Biálogo!!!

Bissexual, ativista dos direitos humanos, estudante de Jornalismo, social media e promoter de eventos.

0 comentários: